atom feed8 messages in com.ubuntu.lists.ubuntu-brRe: [Ubuntu-BR] Linux, o que é isso?
FromSent OnAttachments
Ricardo SoaresJun 8, 2010 4:59 pm 
Sharkman BRJun 8, 2010 5:20 pm 
Paulo de Souza LimaJun 8, 2010 5:24 pm 
Fernando BritoJun 8, 2010 7:16 pm 
Paulo de Souza LimaJun 8, 2010 7:36 pm 
Fernando BritoJun 8, 2010 7:39 pm 
JennyJun 8, 2010 7:53 pm 
Ronan LucioJun 9, 2010 5:40 am 
Subject:Re: [Ubuntu-BR] Linux, o que é isso?
From:Paulo de Souza Lima (paul@gmail.com)
Date:Jun 8, 2010 5:24:09 pm
List:com.ubuntu.lists.ubuntu-br

Em 8 de junho de 2010 20:59, Ricardo Soares <soar@gmail.com> escreveu:

Ola a todos, gostaria de tirar uma duvida INICIANTE mesmo para aprender a falar certo e não errar brutamente.

Pois eu adoro isso!!!! Mas vamos por partes, como dizia Jack:

O que é o Linux?

Linux é um conjunto de programas de computador que, unidos e trabalhando em conjunto, fazem a base que permite com que outros programas mais, digamos, inteligíveis, façam a ponte entre nós, pobres mortais e o computador, a máquina. A essa base de programas dá-se o nome de "kernel", ou núcleo de um conjunto maior chamado de "Sistema Operacional" (SO para os íntimos).

Ele seria o MsDOS?

Não. O MsDOS, também era um SO, embora bastante primitivo. Ele derivou de uma família de SOs com a mesma base (chamados DOS - Sistema Operacional em Disco do Inglês). Além do DOS da Microsoft, haviam vários outros, basicamente com as mesmas funções. A evolução do DOS permitiu o surgimento de interfaces gráficas, como o Ms Windows 1.0, 2.0, 3.0, 3.1 e 3.11. O Windows 95 foi o primeiro SO gráfico da Microsoft (o que significa que o DOS, passou de plataforma de apoio para acessório).

E o Ubuntu seria o Windows95 que trabalhava sobre a plataforma do DOS?

O Ubuntu é um conjunto de softwares, que incluem o kernel Linux, vários tipos de programas (incluindo uma inteface gráfica, o Gnome). Além do Gnome, é possível optar por outras interfaces gráficas como o KDE (Kubuntu) e o LXDE (Lubunutu).

Então o Ubuntu trabalha sobre o Linux como o Win95 trabalhava sobre o DOS?

Não. Acho que a comparação mais adequada seria: o Gnome trabalha sobre o Linux como o Windows 3.11 trabalhava sobre o DOS. Resguaradas, é claro, as características próprias de cada sistema. O Linux + Gnome (ou qualquer outro ambiente gráfico) é muito mais poderoso. O que chamamos de "Ubuntu" é apenas uma maneira que uma empresa chamada Canonical, encontrou para organizar todos esses programas de forma que eles se tornassem mais amigáveis ao usuário médio.

Seria isso? Se for é por isso que é errado falar que instalei o Linux em casa pois estaria instalando a base e não a distribuição do Ubuntu ou outro qualquer.

Em geral, quando falamos em "Linux", estamos falando de uma distribuiição genérica. seria correto você dizer Ubuntu Linux, por exemplo. Quando falamos do kernel puro, sem adições de componentes proprietários, chamamos de GNU/Linux.

É isso?

Mais ou menos... Muito pelo contrário... Sei lá, entende?

Tostines vende mais porque é fresquinho?

Ou é fresquinho porque vende mais?

Nossa quanta pergunta em ????

Sksakasksa

Abraços a todos.

Abraço

Ricardo   Soares   Baptista   Filho

Paulo.

Lista de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br