atom feed11 messages in com.ubuntu.lists.ubuntu-brRe: [Ubuntu-BR] perdi minha home mesm...
FromSent OnAttachments
Paulo HorácioJun 4, 2010 9:06 pm 
RuiJun 4, 2010 10:01 pm 
Paulo de Souza LimaJun 5, 2010 9:55 am 
hamackerJun 5, 2010 10:34 am 
Fabiano Garcia FonsecaJun 5, 2010 11:02 am 
Paulo HorácioJun 5, 2010 11:31 am 
hamackerJun 5, 2010 11:49 am 
hamackerJun 5, 2010 11:58 am 
Zandre BranJun 5, 2010 1:15 pm 
Fabiano Garcia FonsecaJun 5, 2010 2:03 pm 
hamackerJun 5, 2010 2:16 pm 
Subject:Re: [Ubuntu-BR] perdi minha home mesmo sem marcar formatação?
From:hamacker (sirh@gmail.com)
Date:Jun 5, 2010 2:16:54 pm
List:com.ubuntu.lists.ubuntu-br

Como eu disse, só ocorre quando alguma pasta do home/xxxx tem uma pasta especifica, eu não sei exatamente qual é o nome dela, sei que meu /home/hamacker a possui e por isso nao adianta renomea-la nem para hamacker.1 hamacker.out joaoninguem, o instalador faz a busca, encontra essa pasta (eu acho que é .ecryptfs) e pimba eu não posso durante a instalação inibir o checkbox que lhe falei.

Minha instalacoes vem desde o 7.10, desde a época era necessario realmente fazer essa renomeação de pasta, pois se durante a instalacao eu fornecer usuario como hamacker e ele ja encontrasse /home/hamacker ele não instalava, hj isso mudou, ele faz a instalacao e mantem o que havia antes, mas em meu sistema o instalar vai me obrigar a habilitar a encriptação que é um convite para perda de performance e perder meus arquivos.

[]'s

Em 5 de junho de 2010 18:04, Fabiano Garcia Fonseca <fabi@linuxacessivel.org> escreveu:

Estranho, pq ontem mesmo formatei meu note aqui fazendo exatamente da maneira que falei, e não tenho home criptografada e está tudo normal.Antes de instalar, mudei o nome da pasta para fabiano-2, instalei novamente o Ubuntu 10.04 com o usuário fabiano, e aí foi criada a pasta fabiano sem criptografia. Depois foi só mover os arquivos e pastas que me interessavam de fabiano-2 para fabiano e pronto, tudo normal como antes da formatação.

hamacker escreveu:

Dá nada. Eu renomeio hamacker para hamacker.1 e dá sempre na mesma. Só funciona do jeito que voce falou no 10.04 se voce mover realmente e tirar o seu home dali.

Ixiii já fiz isso várias vezes. Aparentemente, ele busca nas pastas raizes de /home/fulano alguma pasta .qualquercoisa, se ela existir esse breve relato acontece, impossibilitando durante a instalação (mesmo que voce troque o nome) desabilitar encriptação de pasta.

Isso já era assim nos RCs. E ficou assim quando testei na semana passado já com uma instalação nova. Minhas instalações são sempre pelo pendrive.

[]'s

Em 5 de junho de 2010 15:02, Fabiano Garcia Fonseca <fabi@linuxacessivel.org>  escreveu:

Se a pasta não tiver o mesmo nome do usuário que está criando durante a instalação isso não acontece. Por exemplo, se tenho /home/fabiano e for fazer uma nova instalação e durante este processo usar o usuário fabiano, vai dar essa encrenca aí toda. Então, o que faço, logo que entro com o live CD, monto a partição /home e renomeio a pasta para outro nome, desmonto o /home e aí a instalação corre na boa. Depois de feita a instalação é só mover os arquivos da pasta de backup para a nova home

hamacker escreveu:

Use o comando df -h e veja se o espaço da /home é compativel com uma formatação, isto é, noventa e poucos percento livre. Se perceber que o espaço livre é pouco para uma formatação, então seus arquivos estão lá, você apenas não sabe onde. Algo que pega muitos desprevenidos é a encriptação da pasta home, se habilitado durante a instalação então sua home dará lugar a outra home e é montada em tempo de execução após o login. Se for este o caso, a home anterior não está perdida, apenas outra tá sendo montada por cima. O ideal é dar boot no modo de segurança e notar como esta de fato o seu sistema de arquivos em /home.

Acho que voce tem razão numa parte, o instalador quando percebe que vai ser instalado em /home que não vai ser formatada, faz a sugestão de encriptar o home e é imposivel desmarca-la, eu por exemplo, nao encriptei ela no 9.10, mas o xarope do instalar não deixou alternativa a instalação senão manter essa opção ligada, e aí aconteceu o que ocorreu com você minha /home/hamacker embora contivesse arqiuvos estava sendo montada com um conteúdo vazio. Esse encriptador cria uma pasta oculta em /home/.qualquercoisa e monta qualquer por cima de qualquer home existente mesmo contendo arquivos.

Eu nao perdí nada, porque a SHELL e o comando 'sudo mount' mostra exatamente tudo que tá montado, daí notei que minha /home/hamacker era uma especie de arquivo .iso montada.

A partir do instante que notei isso, agora minha instalacao é assim mkdir /home/backup mv /home/hamacker /home/backup

reinicio o computador com o pendrive bootavel e procedo a instalacao, só assim o instalador me permite não habilitar a criptografia da minha home.

[]'s e espero que ainda não tenha reformatado sua home, achando que eles tenham sumido.

Em 5 de junho de 2010 01:06, Paulo Horácio<hora@gmail.com>    escreveu:

Fiz uma nova instalação do Ubuntu 10.04 pois instalado em cima do 9.10 estava apresentando vários erros; marquei para formatar a partição root e a home eu apenas montei sem marcar a formatação; o instalador me perguntou se eu queria exportar algo da instalação anterior e eu marquei a opção, aliás a única que tinha, do firefox. Acontece que terminou a instalação e toda minha home eu creio que foi perdida, ao menos que tenha ido para alguma pasta oculta que não é o que me parece; mais estranho ainda é que o firefox que deveria ter sido importado da instalação anterior não teve nada importado, inicia o firefox da instalação padrão.

Eu gostaria de não acreditar, mas esse instalador sem vergonha do ubuntu é uma farsa, ora essa, eu não pedi para formatar minha partição home. Não houve dados de importância que eu não tenha em outro lugar, apenas vou ter trabalho em reinstalar o que tinha, todavia isso pra mim se chama desonestidade: apagar os dados de uma partição sem pedir para formatá-la!

Ou estaria eu ignorando que o instalador moveu todo o conteúdo da home antiga para outro lugar, e qual seria esse lugar?

Lista de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

Lista de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

Lista de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

Lista de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br